quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Doença celíaca...


Você sabe o que é doença celíaca?
São pacientes que tem uma sensibilidade eterna ao glúten, e são predispostos geneticamente. Os principais sintomas são:

  • diarréia crônica.
  • anorexia.
  • baixo ganho de peso.
  • distensão abdominal.
  • baixa estatura.
  • alteração do humor.

Os sintomas comumente aparecem por volta dos 6 aos 24 meses de vida, e coincide com a introdução de novos alimentos a criança. Por isso, os pacientes diagnosticados devem fazer dieta isenta de glúten, que está presente no trigo, centeio e cevada.

Hoje em dia, os alimentos industrializados devem conter em seus rótulos se há ou não a presença de glúten no produto, pois os pacientes celíacos não podem trasgredir a dieta.

Pode-se comer no lugar da farinha de trigo(tem glúten), por outras opções como: farinha de arroz, amido de milho, fubá, pouvilho, farinha de mandioca e fécula de batata.

Para diagnóstico, deve-se dosar os anticorpos anti-endomísio e antitransglutaminase tecidual, já o anticorpo anti-gliadina já está mais em desuso por sua baixa sensibilidade e baixa especificidade. Salvo algumas excesões, os teste devem ser feito após os 3 a 4 anos de idade, isso em pacientes que quase não tenha sintomas. E mesmo com a positividade dos anticorpos não se deve fazer a dieta sem glútem sem fazer a biópsia de intestino delgado (jejuno-íleo), para confirmação diagnóstica de certeza.

Quer saber mais? Então comentem...

Até mais.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...